O que é um site responsivo? Responsive web design?
23/02/2016
Mostrar tudo

Qual a diferença entre domínio e subdomínio?

Cada um deles conta com vantagens e desvantagens, e ainda indicações de uso.

No caso de empresas ou mesmo de alguém que queira abrir uma loja virtual, o ideal é mesmo ter um domínio. Porém, se o interesse for criar um blog pessoal, site, pode-se sim fazer uso de um subdomínio.

O que são domínios?

Os domínios são formados por um nome e uma extensão que levam os internautas aos servidores onde ficam os sites da Internet. Assim sendo, nome de domínio é um endereço de um site.

Para usar um domínio é necessário registar o nome na Internet através de alguma empresa especializada na área ligada aos órgãos responsáveis pela extensão que pretende-se registar, no geral o serviço é pago.

Cada servidor de Internet conta com o seu endereço IP, que são representados por uma série de quatro números separados por pontos (por exemplo: 836.67.83.42.567).

Através dos domínios é possível inserir nomes, e assim, sem a necessidade de manter os números, que no caso, dificultariam a memorização.

Num domínio a extensão que fica localizada à direita do nome, como “.com” ou “.net”, é denominado domínio de primeiro nível ou TLD (Top level domain).

Actualmente, existem quase 300 domínios de primeiro nível, sendo eles de vários tipos:

Os TLDs genéricos não-patrocinados (gTLDs), ou domínios internacionais:  .com, .net, .org, .biz, .info, .name e .pro.
Esse modelo opera sem qualquer organização patrocinadora e, no geral,  não possuem muitas restrições para registo.

Os TLDs genéricos patrocinados (gTLDs):  .edu, .gov, .mil, .aero, .coop, .museum, .jobs, .mobi, .travel, .tel, .cat e .asia.
Um TLD patrocinado ocorre quando um domínio especializado com um patrocinador representa toda a comunidade que compreende oTLD em questão.

Os TLDs de duas letras: .pt, .eu, .es, .uk, .de, etc. O modelo corresponde às abreviações oficiais de mais de 250 países e territórios.
Estes domínios são denominados TLDs com código de países ou ccTLDs, na forma abreviada.

O que é um subdomínio?

Um subdomínio é considerado a divisão de domínio em vários outros. No geral, quando um domínio é registado ou mesmo alugado, normalmente pode-se criar subdomínios a partir do domínio. Um subdomínio é um endereço que faz parte de um domínio. Por essa razão é possível criar diversos subdomínios pertencentes a um determinado domínio.

Como vantagens, através do subdomínio é possível ter sites relacionados, bem como o corte de custos e a indexação diferenciada. Um subdomínio utiliza o nome do domínio principal já existente.

Além disso, através dos subdomínios é possível diferenciar, as várias áreas de um site, ao mesmo tempo em que aparecem ligadas ao domínio principal. O método é bastante eficaz, e costuma ser usado, por exemplo, para separar o site principal de outros conteúdos, como de um blog, de um fórum, entre outros. E mesmo com tais ramificações o conteúdo aparece unido ao seu domínio principal.

Diferença entre Domínio e Subdomínio

A principal diferença entre o domínio e o subdomínio está basicamente envolvida nos  motores de busca.
No geral, surgem vários resultados de uma pesquisa, no entanto mesmo que existam mais que uma ligação para o mesmo domínio, não surgirá todos nos resultados da pesquisa.

É neste ponto da pesquisa nos motores de busca que os subdomínios entram em cena. Eles não são encarados pelos motores de busca como sites diferentes, e assim entram mais rapidamente nos resultados da pesquisa. Por isso, se usado de forma eficaz em um site, os subdomínios terão papel importante nos resultados de busca, já que cada subdomínio é tratado como um site diferente, e assim, garantindo maior presença nos resultados das pesquisas.

Fonte

Os comentários estão fechados.